Chega o calor e o número de pessoas a correr na rua aumenta exponencialmente. No entanto, existem muitas pessoas que preferem correr com tempo frio. Muitas destas pessoas não toleram bem o calor, e por vezes, pode acontecer por estas pessoas não estarem a fazer o que deviam para se tornarem mais tolerantes ao calor. Se é uma delas veja este artigo!
Quando corre, o corpo aquece porque os músculos em exercício aumentam a temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo sobe, uma maior percentagem de fluxo sanguíneo é direcionada para a superfície da pele, a fim de eliminar este calor interno, com uso do suor. No entanto, estar a suar não é o que arrefece, mas sim a evaporação do suor da pele. Conforme o suor evapora, o corpo arrefece.
Junto com temperaturas mais altas, clima de verão geralmente significa alta humidade. O calor e a humidade são um golpe duplo. Quanto maior a humidade, mais saturado com água esta o ar, que torna mais difícil conseguir arrefecer, porque o suor não consegue evaporar simplesmente devido ao ar já saturado.
O suor é composto de plasma do sangue,logo suar pode diminuir o volume do sangue. É por isso que a hidratação adequada torna-se extremamente importante em clima quente. Também esta a perder electrólitos no suor, de modo que consumir uma bebida desportiva ou tomar um suplemento de electrólitos pode ser vital.
Como o fluxo de sangue é redireccionado para a superfície da pele, isso significa que menos sangue está disponível para os músculos trabalharem. Com menos sangue disponível, o coração é forçado a trabalhar mais para sustentar o funcionamento, e o resultado é o aumento da frequência cardíaca. Simplificando, o tempo quente e húmido significa que o ritmo habitual de execução acaba por se tornar muito mais difícil.
Dicas para o ajudar nos meses mais quentes:
- Corra na melhor hora, que é geralmente pouco antes do amanhecer.
- Evite correr durante o meio do dia, geralmente na época mais quente.
- Planeie rotas com sombra e ou rotas com fontes de água.
- Roupas de cor clara, utilize tecnologia que absorve o suor e seca rapidamente.
- Consuma quantidades adequadas de água e bebidas desportivas.
- Evite queimaduras solares, pois a pele lesada perde a capacidade para suar, tornando menos eficiente para arrefecer o corpo.
- Examine qualquer medicação que tome que possa aumentar a sensibilidade ao calor.
- Abrande o ritmo para ajustar ao calor e humidade.
- Gira a corrida pela sua percepção de esforço ao invés do ritmo.
- Quando esta muito calor use a passadeira para correr caso tenha acesso a uma. Correr duas ou três vezes por semana ao ar livre é o suficiente para ficar aclimatizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário