8 de março de 2015

CANELITE, TENDINOPATIA E FASCITE PLANTAR: PRINCIPAIS LESÕES DE QUEM CORRE


As Lesões em corredores são muito frequentes por variadíssimas razões. Podem ser por causa do calçado, posturas incorrectas, má alimentação, piso, excesso de carga, idade, etc. Podemos ver pelas estatísticas que nos mostram que mais de 70% das pessoas que praticam corrida já sofreram alguma lesão. Existem vários tipos de lesões, mas estas são das mais frequentes em pessoas que correm.


Canelite ou Síndrome do stress tibial medial:
A Síndrome do Stress Tibial é uma periostite que acontece na tíbia, osso da perna. A periostite é a inflamação do periósteo, uma camada de tecido que recobre os ossos. Popularmente é conhecida como “Canelite”.

Sintomas: Os sintomas da Síndrome do Stress Tibial incluem dor ao esforço que melhora durante a actividade física, piorando após a actividade, podendo manter-se por horas após a actividade, e inchaço. Dói também à palpação da região.
Cuidados: Tratamento ao sentir os primeiros sintomas evita um processo degenerativo no tecido.


Tendinopatia de aquiles:

A Tendinopatia de Aquiles é uma lesão do tendão de Aquiles, considerada uma lesão por sobrecarga excessiva, por ser uma lesão que ocorre devido ao esforço repetido e constante sobre o tendão.

Sintomas: É caracterizada por dor no tendão ao contrair-se o músculo tríceps sural (conhecido como "gémeos"), o que é feito ao ficar na ponta dos pés, saltar, correr ou subir rampas, por exemplo.
Cuidados: Repouso da região, associado à reabilitação para o controlo do processo inflamatório.

Fascite plantar:
A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar ou na sola dos pés, sendo provocada pela inflamação da fáscia plantar, uma espécie de ligamento localizado na sola do pé.

Sintomas: O sintoma mais comum da fascite plantar é a dor, tipo pontada, na planta do pé, especialmente na região logo abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo.
Cuidados: repouso, gelo local e diagnostico com tratamentos precoces.

Sem comentários:

Enviar um comentário