13 de março de 2015

DEVO ALONGAR ANTES OU DEPOIS DA MINHA CORRIDA?


Nenhum dos dois, dizem os especialistas. Ou se quiser, deve fazer após o treino e não antes. Leia mais!

Certamente já deve ter visto a imagem icónica de um corredor curvado a tocar na ponta do pé. Provavelmente já viu muitos corredores a fazerem isso antes das corridas. Por isso, pode ficar surpreendido se souber que o alongamento estático não é recomendado.

O alongamento foi muito debatido nos últimos anos. Não há nenhuma evidência de que o alongamento estático evita lesões ou melhora o desempenho, dizem os especialistas. Na verdade, há alguma evidência que pode lesionar-se. Quando se trata de ficar livre de lesões, amplitude de movimento funcional é mais importante que a flexibilidade.

Num estudo feito em 2010, verificou-se que fazer alongamentos estáticos antes de uma prova de resistência, poderia diminuir a performance e aumentar o gasto energético. (1)

Antes do treino, os alongamentos devem ser dinâmicos. Esses movimentos, que incluem pontapés para trás e andar com joelhos altos, melhoram a amplitude de movimento e soltam os músculos que se vão usar na estrada. Também aumentam a frequência cardíaca, temperatura corporal, e o fluxo de sanguíneo. Aqui está um vídeo de uma boa rotina de aquecimento dinâmico para experimentar antes da execução:

Já sabe, se efetuar alongamentos estáticos deverá fazer apenas após o treino, isto caso sinta uma área que continua “apertada” (principalmente os gastrocnémios, isquiotibiais, flexores da coxofemoral e quadríceps). Um pequeno alongamento pode ajudar. O alongamento deve dar a sensação de um leve desconforto no músculo, no entanto, não deve esticar ao ponto de ter uma sensação de dor.

Referência:
  • Wilson, J. M., Hornbuckle, L. M., Kim, J. S., Ugrinowitsch, C., Lee, S. R., Zourdos, M. C., Sommer, B., & Panton, L. B. (2010). Effects of static stretching on energy cost and running endurance performance. Journal of strength and conditioning research / National Strength & Conditioning Association, 9, 2274–2279.

Sem comentários:

Enviar um comentário