21 de abril de 2015

PROTEÍNA WHEY AUMENTA PERFORMANCE DE RESISTÊNCIA

O presente estudo pretendeu verificar os efeitos benéficos da suplementação de proteína whey na saúde e no desempenho de exercício aérobio. Já se sabe que a proteína whey tem imensos benefícios, sendo o principal conhecido pelo aumento de massa muscular. Pelo que parece, os atletas de resistência também podem obter benefícios.



Métodos:
Foram usados ratos (cerca de 40) com 4 semanas de idade. Foram divididos em 4 grupos:
  • Primeiro grupo de ratos não realizou qualquer tipo de exercício físico e recebeu uma ração normal.
  • Segundo grupo também não realizou actividades físicas, mas recebeu uma porção diária de proteína whey, o equivalente a uma dose humana de 30-40 g.
  • Terceiro grupo nadou todos os dias. Os investigadores aumentaram de forma gradual o período de tempo em que os ratos nadavam, de maneira que no final de 60 semanas os ratos foram capazes de nadar durante 60 minutos com um peso preso na cauda. (ET).
  • Quarto grupo de ratos nadou todos os dias e receberam uma porção diária de proteína whey 30 minutos após o exercício. (ET+WP).

Força:
Como seria de esperar o grupo (ET+WP) que treinou todos dias e tomou suplementação de proteína obtiveram um maio ganho de força que os outros grupos.


Capacidade de Resistência:
No teste realizado até à exaustão os resultados foram surpreendentes. O grupo (ET+WP) conseguiram aguentar mais do dobro do tempo do que o primeiro grupo. Quando comparado com o terceiro grupo, o que apenas fez exercício, também podemos verificar um aumento significativo da capacidade de resistência.


Conclusões:
Suplementação com proteína Whey aumentou a performance do exercício e os valores bioquímicos. Apesar de surpreendentemente não ter efeito no aumento da massa muscular, verificou-se um decréscimo muito significativo na quantidade de tecido adiposo.

Referências:
  • Chen, W. C., Huang, W. C., Chiu, C. C., Chang, Y. K., & Huang, C. C. (2014). Whey protein improves exercise performance and biochemical profiles in trained mice. Medicine and science in sports and exercise, 8, 1517–1524

Sem comentários:

Enviar um comentário