23 de abril de 2015

ANÁLISE BIOMECÂNICA DA CORRIDA

Num anterior artigo falo sobre o quais o tipo de pés. (ver artigo) Existem três tipos, pé neutro, pronador e supinador. Mas agora resta saber como é que sabemos qual é o nosso tipo de pé. A pessoa que é seguramente a mais indicada para perceber qual a tipologia do seu pé é um podologista ou um especialista nesta área. Este profissional é o mais indicado e o mais habilitado para lhe dar esta informação. No entanto, existem outras formas de obter este tipo de informação.


A Nike dispõe de um serviço onde podemos fazer a análise da passada. Conheço dois locais onde se pode fazer esta análise, na loja da Sportzone do Marshopping e na loja da Nike no Norteshopping. Acredito que a Nike tenha mais stands destes pelo país fora onde podemos fazer a análise da passada. Podemos também encontrar este serviço em locais como provas de corrida.
A análise é feita por um técnico da Nike, que faz análise dinâmica da passada e utiliza uma plataforma de forças para medir a força entre membros inferiores, tipo de pé entre outros. No final desta análise é dado um relatório e é indicado qual o melhor tipo de sapatilha para nós.

Existem pelo menos mais uma outra marca que faz análise da passada, do meu conhecimento. Esta marca é Asics, que chama a esta análise de FOOT ID (Link). A marca Mizuno tem um site interessante onde podemos fazer nós próprios a nossa análise. (Link)

Na minha opinião, penso que caso tenha um pé supinador ou pronador severo deverá dirigir-se a um podologista ou especialista da área. Eu próprio já fui a um, pois tenho o pé esquerdo pronador acentuado. Vou referir alguns pontos que ele me disse:

  • As marcas de sapatilhas têm este serviço (análise e recomendação) pois assim oferecem um serviço mais direccionado e acreditado, o que leva às pessoas a comparar mais facilmente.
  • Ninguem é igual, logo cada caso é um caso. Não podemos "receitar" dois, três, quatro tipos de sapatilhas iguais para pessoas que são pronadores ou supinadores.
  • Pessoas passam anos a correr e andar com um tipo de passada, ou seja, o corpo adapta-se a biomecânica própria do corpo. Articulações e tecidos moles ficam adaptados. De um momento para o outro corrigimos esta deficiência, o que pode causar lesões.
Conclusões:
Penso que este serviço destas marcas são bastantes úteis, até porque servem como despiste. No entanto, e na minha opinião, penso que caso tenha algum tipo de pé onde a supinação ou pronação é acentuada e principalmente quando isso altera a biomecânica do corpo (como por exemplo, o joelho fica valgo), deve dirigir-se a um profissional como um podologista.

Sem comentários:

Enviar um comentário