26 de maio de 2015

BENEFÍCIOS DA CAFEÍNA PARA CORREDORES

Sabe quais são os benefícios que pode tirar da cafeína? São muitos, acredite. Este composto químico apresenta alguns benefícios como: pensar melhor, aumentar a velocidade de sprint e ajuda na recuperação física. Podemos encontrar a cafeína em inúmeros produtos, mais conhecida no café, mas também em géis energéticos, barras energéticas, bebidas desportivas, bebidas estimulantes, entre outros.



Corra mais, pense mais rápido
Num estudo, os pesquisadores deram a ciclistas uma barra energética com ou sem cafeína (equivalente a uma chávena de café) antes e durante um percurso longo e exigente. Descobriram que os ciclistas que tomaram cafeína andaram e pensaram mais rápido em testes cognitivos do que o grupo que não tomou.

Aumenta a velocidade de sprint
Considere beber uma chávena de café antes do próximo treino de velocidade: cientistas australianos deram a atletas aptos uma dose de 300 miligramas de cafeína uma hora antes de executar cinco conjuntos de sprints 6 x 20 metros. Descobriram que os corredores que tomaram cafeína tiveram uma maior capacidade de sprint do que o grupo que não tomou cafeína. Investigadores pensam que o estimulante aumenta o tempo de reação e velocidade de corrida.

Recuperação mais rápida
Corredores sabem que precisam de Hidratos de carbono carboidratos após a corrida para reconstruir reservas de glicogénio, mas um estudo recente sugere que a cafeína pode também aumentar a recuperação. Ciclistas andaram durante dois dias consecutivos para esgotar as reservas de glicogénio. Bebiam uma bebida de Hidratos de Carbono com ou sem cafeína. Os pesquisadores descobriram que a bebida com cafeína reconstrói as reservas de glicogénio mais 66% do que uma bebida sem cafeína.

Hidratação
Muitas pessoas ouvem falar que a cafeína provoca desidratação. A maioria dos estudos, porém, mostram que pode consumir até 550 miligramas de cafeína (ou cerca de cinco chávenas de café) sem afetar os níveis de hidratação.

Mantém os ossos saudáveis
Alguns estudos têm mostrado uma ligação entre a perda mineral óssea e cafeína, mas num olhar mais atento sobre os dados revelam que a própria cafeína não provoca a perda deste mineral. Muitos amantes do café bebem café no lugar de bebidas ricas em cálcio (como o leite), e, como resultado, diminuem a ingestão deste mineral.

Sem comentários:

Enviar um comentário