23 de maio de 2015

SAIBA MAIS SOBRE O CAFÉ

O café é venerado por muitas pessoas no mundo! Actualmente, é uma das bebidas mais consumidas no mundo e movimenta biliões de euros. Neste artigo falo mais sobre o efeito desta bebida na corrida entre outros benefícios.










A cafeína (quer seja do café ou de outra forma) melhora o desempenho! Centenas de estudos têm mostrado que o consumo de cafeína antes de uma prova física provavelmente ajuda as pessoas a irem mais longe e mais rápido do que quando não tomam cafeína. Este efeito é válido nos estudos quer para atletas de resistência e velocistas.

No entanto, funciona melhor quando tomar num determinado momento! Um estudo indicou que o melhor momento para tomar cafeína para aumentar o desempenho é uma hora antes do evento.

Cuidado quando dosagem! A pesquisa mostra que cerca de 3-6 miligramas de cafeína por quilo de peso corporal é o que necessita para ver benefícios. (uma pessoa de 80 quilos tem de consumir 240 miligramas de cafeína - calculo a 3 miligramas de cafeína por peso corporal) Doses mais altas não vão melhorar o desempenho, e corre o risco de sofrer efeitos secundários negativos, como palpitações tonturas, ansiedade e cardíacos.

Café estimula o cérebro! Uma revisão examinou a diferença entre os efeitos da cafeína sobre o seu próprio e os efeitos de consumir no café. O café contém uma série de substâncias (incluindo polifenóis) que mostraram ajudar pessoas com demência, regride o aparecimento da doença de Alzheimer, e influenciam positivamente a saúde do cérebro.

Não esta provado que o café desidrata! Estudos descobriram que beber até cerca de cinco chávenas de café tem pouco ou nenhum efeito sobre a hidratação. (No entanto, não se esqueça de reabastecer antes da corrida com uma bebida rica em electrólitos.)

Não precisar de engolir  para colher os benefícios! Um estudo recente publicado na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism sugere que os receptores na boca podem sentir a presença de cafeína e impulsionar o desempenho, mesmo que cuspa a bebida. Pode ser útil para os quilómetros posteriores de uma corrida longa distância, quando não pretende ingerir mais nenhum gel.

O café pode ajudar na recuperação pós-exercício, também! Um estudo pôs ciclistas a andar de bicicleta durante por dois intensivamente para os colocar numa situação de depleção de glicogénio. Aqueles que bebiam uma bebida de recuperação com hidratos de carbono e cafeína reconstruíram as reservas de glicogénio mais 66% do que aqueles que apenas bebiam com hidratos de carbono.

Pode fazer mais do que apenas beber café! Se um copo de manhã não é suficiente, pode barrar panquecas com manteiga de café ou pôr café num smoothie.

Sem comentários:

Enviar um comentário