4 de junho de 2015

MEMÓRIA MUSCULAR E RESISTÊNCIA

Depois de entrar em forma, uma vez, é realmente mais fácil conseguir ficar na próxima vez. É como se os músculos se lembrassem do seu estado anterior. Este fenómeno tem o nome de “memória muscular”.








Em 2010, pesquisadores noruegueses publicaram um estudo sobre a memória muscular no treino de força em ratazanas e ratos que sugerem um mecanismo. As células musculares são incomuns: porque são maiores em comparação com outras células, têm múltiplos núcleos dentro de uma única célula. Quando faz treino de força, as células musculares ficar ainda maiores, de modo a que adicionam mais núcleos. Quando pára de treinar, as células dos músculos ficam menores, mas os novos resultados sugerem que o número de núcleos permanece elevado por muito tempo após o treino parar. Então, quando começa a treinar novamente, esses núcleos já estão lá, prontos para estimular a síntese proteica muscular.

E sobre a resistência? Hojun Lee e os seus colegas da Universidade de Temple apresentaram alguns dados sobre o papel de núcleos de células do músculo em adaptações mitocondriais, que é uma das respostas celulares fundamentais para o treino de resistência. Colocaram ratos através de um ou ambos os dois protocolos de treino de oito semanas, com 20 semanas entre eles. Como esperado, os ratos que fizeram o primeiro treino ainda tinham mais núcleos das células musculares e foram capazes de estarem mais aptos e mais fortes quando chegou a hora de fazer a segunda sessão de treino.

Mais interessante, os ratos "retreinados" também mostraram uma maior actividade mitocondrial e uma maior expressão de proteínas relacionadas com o crescimento mitocondrial. A chave? Mesmo que a mitocôndria possa desaparecer quando pára de treinar, os genes que regulam o crescimento mitocondrial estão localizados no núcleo - só todos esses núcleos extras que ficam estão prontos para responder rapidamente ao treino quando começar de novo.

Esse bom saber isto, tornar as pessoas mais dispostas a assumir algumas semanas de folga a cada ano para recarregar, porque não importa o quanto de fitness perde, é uma certeza que não começará do zero.


Sem comentários:

Enviar um comentário