6 de junho de 2015

BICARBONATO DE SÓDIO MELHORA PERFORMANCE


O bicarbonato de sódio é um composto que está naturalmente presente no nosso sangue, tem um efeito neutralizador. Este efeito ajuda a melhorar a performance quando as células musculares estão sujeitas a uma atividade intensa e a níveis elevados de acidez.


Durante o exercício de elevada intensidade, a energia é providenciada progressivamente pelas vias anaeróbias (sem o consumo de oxigénio), o que leva à acumulação de metabolitos e ao decréscimo do pH sanguíneo e muscular, dois fatores associados com a fadiga muscular e diminuição da performance. Para neutralizar estes efeitos, várias estratégias nutricionais têm sido aplicadas, entre as quais esta a toma de bicarbonato de sódio (NaHCO3). Este, após ser ingerido, leva a um aumento na concentração de bicarbonato sanguíneo, elevando a capacidade tampão extracelular, atrasando a descida do pH e mantendo a performance e um melhor funcionamento muscular durante mais tempo.


Existem 3 tipos de protocolos diferentes de suplementação de NaHCO3: toma aguda (dose unica aproximadamente 0,3/kg de peso 60 a 90 minutos antes de começar a prova); toma crónica (toma diária de 0,5g/kg de peso, dividida em 2 ou 3 porçoes, durante os dias antes da competição, sem a toma no próprio dia); e a toma aguda de múltiplos dias (aplica-se em competições de vários dias, onde se realiza a toma aguda em cada dia da competição).


Lavando em consideração que o terceiro protocolo é o que tem menos documentado cientificamente, foi proposto em estudo com atletas de endurance bem treinados, que realizaram provas de ciclismo, durante cinco dias consecutivos, nos quais foi aplicado suplementação de NaHCO3 de toma aguda de múltiplos dias. Verificou-se que o aumento da concentração de bicarbonato sanguíneo e intra-muscular, o tempo para exaustão era maior, comprovando que acidose pode ser um fator limitante do exercício. Este estudo conclui que a toma de uma dose única de NaHCO3 antes da prova, durante competições ou torneios de múltiplos dias, pode ser uma estratégia valida para aumento da performance
.



Referência:
Mueller, S. M., Gehrig, S. M., Frese, S., Wagner, C. A., Boutellier, U., & Toigo, M. (2013). Multiday acute sodium bicarbonate intake improves endurance capacity and reduces acidosis in men. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 1, 16.

Sem comentários:

Enviar um comentário